quinta-feira, 24 de julho de 2008

E-mail sobre grave acidente com Fernando Alonso dissemina praga virtual

Circula na internet um e-mail com notícia falsa sobre um acidente com Fernando Alonso, piloto de F-1, que pode ser utilizado para infectar o computador dos usuários. A mensagem foi criada para disseminar o cavalo de tróia (também conhecido como "trojan") Banker.LGC, desenvolvido para furtar dados bancários.

A mensagem, produzida para parecer uma notícia do jornal espanhol "El País", afirma que Alonso sofreu um forte acidente em Bilbao, na Espanha, ficando gravemente ferido. De acordo com a empresa de segurança Panda Security, no e-mail há um link para um falso vídeo sobre o acidente --quando o internauta aciona o endereço, é descarregado no PC o trojan.

A empresa recomenda que os usuários não abram qualquer arquivo anexado a e-mails com origem desconhecida.

"Mesmo que um e-mail possa vir de uma pessoa de sua lista de contado, é melhor não confiar. Os ladrões da internet também criam vírus capazes de obter a lista de contatos do usuário e enviar mensagens direcionadas ao nome do usuário, enviado com o nome de uma pessoa que ela realmente conhece", afirma Eduardo D'Anatona, diretor-executivo da Panda Security, em nota.

Cavalos de tróia são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por e-mail disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint.

Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans ajudam criminosos a conseguirem informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

x12 disse...

Ainda bem que tô por dentro de tudo esses tipos de email nem abro, mando pra lixeira, excluo e bloqueio

Anônimo disse...

Pior é que tem muita gente que se receber um e-mail dizendo “clique aqui e receba um vírus” ele clica.

Related Posts with Thumbnails
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade