quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Trabalho infantil até onde é crime?

Para quem lê o titulo, assim de supetão, a primeira resposta que vem a cabeça é “sempre”.

Bom, como todos sabem aqui no Brasil é crime contratar crianças menores de 14 anos, após 14 anos somente com o intuito de aprendizado, mesmo assim mais de um milhão de crianças trabalham.

Mas não é sobre isso que quero falar, o que eu quero indagar é: todo trabalho infantil é crime? Faço essa pergunta pois um dia desses cheguei em casa e minha filha estava sentada em frente à TV (muito concentrada) então eu perguntei: O que você esta vendo filha? E ela me respondeu: Eu to vendo a menininha ! (ela só tem 2 anos fala assim mesmo). E quem estava lá? Era a tal da Maísa apresentado o programa Sábado Animado no SBT.

A menina falava pelos cotovelos, atendia o publico por telefone, chamava os desenhos desanimados e tal, ou seja, uma apresentadora completa, melhor que muitas que tem por ai. Mas pode uma criança de 4 anos apresentar um programa de TV? Não é um trabalho como um outro qualquer? Eu vejo como um trabalho onde, inclusive, tem uma pressão psicológica muito grande. E quando não der mais audiência? Como fica?

E ai? Quando o trabalho da muito dinheiro deixa de ser crime? Mas não é só o caso dela não, tem muitos atores e cantores com menos de 14 anos, aí deixa de ser crime é até bonitinho ver aquele garotinho cantando ou interpretando. Ah! Mas os pais deram autorização para eles estarem ali! Tudo bem, mas, nas outras situações onde existe trabalho infantil não tem consentimento dos pais também?

Para mim tudo tem seu tempo certo. Lugar de criança é na escola e seus únicos deveres são aprender e brincar bastante.

Para quem não conhece a Maísa segue um vídeo dela Trabalhando:






Comentários
2 Comentários

2 comentários:

vocefazobrasil.com disse...

Tem toda razão é muita hipocrisia $ grande nenhum crime, pouco dinheiro "Cadeia nele!"
mas a criança pode ficar na rua consumindo cocaina e outros entorpecentes,
afinal o que ela não pode é trabalhar

Rodrigo disse...

vocefazobrasil.com ficar na rua pode desde que não esteja trabalhado.

Related Posts with Thumbnails
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade