quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O LHC – (THE LARGE HADRON COLLIDER) funcionou e o mundo não acabou

Hoje é o grande dia em que o LHC (The Large Hadron Collider) foi ligado e para a tristeza dos profetas do fim do mundo tudo correu como o esperado, porem agora eles vão dizer que ainda não foram feitos os testes com colisão de prótons e que o fim do mundo é para daqui alguns meses.

Para quem não conhece o LHC é a maior engenhoca construída pelo homem. Ele possui um túnel a 100 metros abaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 27 km de circunferência e 8.6 km de diâmetro.

Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares, e encontrar outras dimensões do espaço e também recriar um “Big bang” em miniatura que seria um “small bang”.

Muitos cientistas defendem que eles estão brincando com fogo que o LHC pode criar uma reação em cadeia onde o mundo pode ir pelos ares ou na melhor das hipóteses a França e Suíça sumiriam do mapa. Existem até vídeos com o que pode ocorre se alguma coisa der errado, o Coiote até postou um vídeo deste com o acelerador criando uma buraco negro.

O fato é que ligaram a coisa e parece que tudo funcionou como planejado o anel é constituído de 8 partes sendo que o primeiro teste de hoje consistiu em lançar o feixe e conseguir que passasse pela primeira parte.

Em seguida, foi lançado novamente e o feixe atravessou a primeira e a segunda, no terceiro lançamento correu pela primeira, a segunda e a terceira partes, e assim sucessivamente.

A idéia era comprovar que todo o sistema funciona, que cada peça fez o que tinha de fazer, e indicar que tudo ocorreu como programado.

O objetivo é poder lançar hoje novamente o feixe, para que ele faça todo o percurso sem interrupções.

O feixe, que é do tamanho de um fio de cabelo, foi lançado em sentido horário, e se tudo funcionar corretamente e há tempo, pode ser possível que se lance na direção oposta.

No entanto, está descartado para hoje o choque de prótons, o que deve ocorrer em alguns meses, depois da realização de todos os testes necessários.

Vamos esperar para daqui alguns meses e vem no que dá. Mas se der algum problema já tem algumas frases antes da morte em relação a o LHC:

“Fica tranqüilo, eu revisei todos os milhares de cálculos”
“Isso jamais vai sair do nosso controle”
“Esse barco nem Deus afunda!”
“se informa primeiro antes de falar abobrinha…………os eventos que ocorrerão não saem dos limites do tubo”

Mas profetas do fim do mundo não fiquem tristes, eles ainda vão fazer vários testes e em algum pode dar algo errado, mas se mesmo assim tudo der certo ainda tem 2012, onde a profecia maia pode dar um jeito.





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade