terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia 15 de Outubro o dia do professor

Este post é para homenagear esta classe de trabalhadores que tanto se estressa, que se preocupa com cada aluno, que muitas vezes da mais carinho a eles que os próprios pais (escrevo isto com conhecimento de causa, minha esposa é professora), e que mesmo sendo uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento de um país, na maioria das vezes não é valorizado como deveria.
Fica aqui meus parabéns e incentivo para que continuem com o belo e importante trabalho realizado.

Mas você professor, aluno ou leitor do blog sabe porque dia 15 de outubro é o dia do professor?
Não?! É suspeitei! Bom, esta data foi escolhida pois no dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil onde afirmava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”, e ainda falava em descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados (penso que Dom Pedro I não tinha grande autoridade, pois na prática isso ainda não ocorreu).

Mas somente em 1947 que foi comemorado o dia do professor no Ginásio Caetano de Campos, também conhecido “Caetaninho”, em São Paulo. Como o período letivo era muito extenso com apenas 10 dias de férias (estamos voltando ao passado). Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, já que, em na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Feliz dia do professor e sucesso a todos os profissionais desta areia.

Fontes colegioweb , portal da familia e Brasil escola

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade