terça-feira, 14 de agosto de 2012

Apple revela que licenciou suas patentes para a Microsoft

Fonte techtudo

Um executivo da Apple afirmou na última segunda-feira (13) que a empresa licenciou patentes relacionadas ao design do iPhone e do iPad para a Microsoft. A informação veio à tona durante o julgamento em que a gigante de Cupertino acusa a Samsung de copiar seus gadgets. Entretanto, para que o licenciamento fosse possível, as gigantes americanas firmaram um acordo anticlonagem para evitar que a Microsoft criasse cópias descaradas dos produtos da empresa da maçã.

De acordo com o Boris Teksler, diretor de licenciamento de patentes da Apple, essa decisão de licenciar os registros de design à Microsoft não vai contra a estratégia da empresa, já que ela proibiu a concorrente de fazer imitações. “Não havia nenhuma autorização relacionada a essas patentes para fazer clones de qualquer tipo”, disse o diretor. Com o acordo, o próximo grande lançamento da companhia de Bill Gates, o tablet Surface, vai estar livre de qualquer acusação da Apple de cópia, o que não acontece com os aparelhos lançados pela Samsung.

A fabricante do iPhone também procurou a Samsung para tentar um acordo para licenciamento de patentes em 2010, bem antes das empresas brigarem nos tribunais. Segundo Teksler, foi oferecido o licenciamento de uma série de registros. No entanto, as negociações não deram em nada e, em abril de 2011, a companhia norte-americana abriu um processo em San Jose (Califórnia) contra a coreana.

Teksler afirmou ainda que, na oferta à Microsoft, apenas uma categoria de patentes era altamente protegida: as relacionadas ao que ele chamou de “experiência única de usuário”. Agora, são justamente alguns registros dessa categoria que se tornaram foco do processo atual contra a Samsung.

Esse julgamento movido pela Apple é o primeiro de uma série de outros processos que a companhia move contra a empresa sul-coreana em 10 países. Já a Samsung, por sua vez, também acusa a concorrente (e cliente) de infringir diversas de suas patentes relacionadas a tecnologias de comunicação sem fio.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade