quinta-feira, 19 de março de 2009

Você conhece Buckethead?

Bom eu até poucos dias atrás nunca tinha ouvido falar em tal figura (para quem é fã de Guitar Hero ele é figura bem conhecida). Mas ouvi uma música em que ele toca, fiquei curioso, e fui ver quem era.

Enquanto fazia minhas pesquisas, vendo um vídeo dele, minha filha de 3 anos me perguntou: É um fantasma papai? Não é, mas que parece, parece!

Tirando a aparência, que não passa de um certo teatro, ele é um guitarrista impressionante. O verdadeiro nome dele é Brian Carroll nascido nos EUA, em 1969. Usando sempre uma máscara plástica branca e um balde da KFC (daí o nome Buckethead) se tornou um misterioso musico que poucos conhecem a face. Um fato curioso é que Ozzy Osbourne o convidou para tocar em seu novo álbum, no lugar de Zakk Wilde, porém, como critério para os show's ele deveria tocar sem sua máscara e balde, não concordando a parceria não se concretizou.

Mas voltando a musica, ele não toca somente guitarra toca também baixo, banjo, violino e piano. Já fez parte de várias bandas conhecidas como Praxis, Colonel Claypool's Bucket of Bernie Brains e Guns N'Roses. É um ótimo guitarrista apontado pela Guitar One como o 8º lugar da lista dos "10 maiores Shredders* de todos os tempos".

Veja o vídeo abaixo onde mostra um pouco do que ele faz:


Veja também um vídeo com as lições de guitarra de Buckethead e tente fazer igual:


Ele é bom, muito rápido e tem muita técnica, mas não sei falta alguma coisa. Muitos dizem que ele é melhor que Jimi Hendrix, Steve Vai (com quem tocou junto nas gravações da trilha sonora para o filme O Fantasma de Marte!), Eric Clapton e mesmo Slash (ex-guns). Para este último tem até um vídeo que você pode ver ai abaixo onde colocam musicas dos dois para se fazer uma comparação e ver quem é melhor.

Ouvindo a musicas dos dois cheguei a seguinte conclusão o Buckethead é muito bom. Mas falta melodia não da para comparar ele com Slash. E muito menos com Eric Clapton, Jimi Hendrix e Steve Vai.

E você o que acha ele merece ser comparado a tais guitarristas?

Buckethead - Jordan ao vivo (Guitar Hero II)

* Shredders: guitarristas que dão ênfase à velocidade e técnica.

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Raphael disse...

Falta melodia? Acho que nao.
Escute For mom, Earth Heals Herself, I love my parents, Too many humans e Padmasana. Sao otimas musicas, que mostram a versalidade e o feeling do Buckethead.
É evidente que ele sendo um shredder, ele tende a explorar mais os solos rapidos, mais melodia, a ele nao falta

Anônimo disse...

Até hoje eu não entendo pq tanta gente baba no Slash (um "deus" da guitarra pra quem não entende nada de guitarra), que não estaria nem entre os 30 melhores guitarristas... marketing visual é tudo mesmo.

Botoja disse...

O cara pode ser muito bom, mas o Slash é bem superior no quesito harmonia. Mas guitarrista melhor que o Slash,Jimi Hendrix, Steve Vai, Eric Clapton e o Buckethead é o David Gilmour, que tocava no Pink Floyd, esse fazia você viajar em seus solos.

Anônimo disse...

Buckethead é bem mais guitarrista qie Slash...
Não dá pra comparar as músicas dele com pequenos solos que Slash fez no meios de músicas do Guns...
Buckethead é muito mais completo que Slash, sem desmerecer o Slash, lógico!

Rodrigo disse...

Realmente Raphael, ele tem melodia sim. Ouvi estas músicas que você passou e ele realmente é muito bom.
Anônimo obrigado pelo comentário.
Botoja obrigado pelo comentário.
Breno sua opinião é muito válida, muito obrigado pelo comentário.
Aos que não tiveram seus comentários aprovados, apesar de todas as opiniões serem respeitadas, sinto muito, mas comentários sem educação e palavrões não serão aprovados. Palavrões são bem Rock n´ Roll, mas estraga o convívio em grupo. Vocês que comentarão com muitos palavrões e muita falta de respeito de sua opinião novamente de forma mais agradável.
Um abraço a todos e muito obrigado,

Anônimo disse...

Não dá pra comparar guitarristas de Hard Rock com guitarristas de Blues.

O blues (e a guitarra blues) é uma música que preza muito mais o sentimento, a criatividade e a harmonia, e isso não é tão simples de conseguir.

Estuprar a guitarra é simples. Basta ter disciplina e treinamento.

Anônimo disse...

Cara o Buckethead te muito mais feelin que muito guitarrista por ai.
E a questão de compara ele com o slash é absurdo, o cara tem uma noçao de harmonia que ta loco, tirando os caras que revolucionaram a musica(Jimi Hendrix, Clapton, B. B. King, Jimmy Page e muitos outros auehau)ele da um pau em todos esses guitarristas "poser's".
O cara consegue imita o R2-D2 na guita O.o OMIGOSH!

Anônimo disse...

Acho meio que conversa de botequim esse negócio de falar que tal músico é melhor que outro... cada um com suas criações é bom naquilo que faz, Beatles por exemplo, o George nem é tão bom tecnicamente, muito menos o John, mas fizeram músicas insuperáveis...
Tocar rápido apenas é bobagem... a música é um todo e deveria ser vista assim, como um todo.

Unknown disse...

impressionante como existem pessoas que não entendem sobre guitarra e querem participar...

um cara que tem bagagem musical com mais de 36 albuns solo e participações especiais no mundo inteiro afora .... querer comparar com slash??? ahhh... piada de péssimo gosto criançada..
não é questão de ser rápido... mas slash fica anos luz atras...

Related Posts with Thumbnails
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade