Apesar de não ter mais os movimentos da perna, o ex-fuzileiro naval Jake Sully ainda sente que pode ser um guerreiro. Sua intuição começa a se tornar realidade quando ele viaja anos-luz até a estação espacial montada no Planeta Pandora. Lá, os humanos tentam explorar o minério unobtanium, que pode salvar a Terra de um colapso de energia. Habitado por grandes seres azuis, os Na´vi, o local tem uma atmosfera fatal para qualquer terrestre. Por isso, oficiais criaram o programa Avatar, em que um corpo biológico, híbrido de humano e Na´vi, pode ser comandado a distância.
Escolhido para controlar o avatar, Jake consegue realizar seu sonho de voltar a andar. Infiltrado entre os habitantes de Pandora, ele tem a missão de descobrir uma forma de extrair o minério sem que os Na´vi tentem impedir. Seu objetivo, no entanto, fica abalado quando sua vida é salva por Neytiri, que o leva para a sua comunidade. Em contato direto com os Na´vi, Jake passa a conhecer melhor esta raça. Em pouco tempo, ele passa a ser uma peça fundamental para impedir o fim dos habitantes de Pandora.
Projeto idealizado por James Cameron há mais de 15 anos, Avatar não pode ser realizado na época pela ausência da tecnologia necessária. Quando percebeu que estava próximo de conseguir chegar a esta tecnologia, Cameron começou um extenso trabalho de pesquisa para desenvolver os recursos que precisava para a obra, o que durou quatro anos até que concluíse o longa. O diretor, que estava há 12 anos sem lançar nenhum filme, é o mesmo que em 1997 realizou o blockbuster Titanic.
Ficção Científica / Ação - 12 anos
Diretor: James Cameron Elenco: Sigourney Weaver, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez Nome Original: Avatar Ano: 2009 País: EUA Duração: 162 minutos
Depois de se dedicar a sua vida em família, cuidando da casa, do marido e dos dois filhos já crescidos, Suzanne (Kristin Scott Thomas) espera algo mais para sua vida. Casada com um médico e vivendo no Sul da França, a quarentona não se contenta apenas em ser mais uma dona de casa, e sonha voltar a trabalhar como fisioterapeuta, função que ocupava antes de engravidar. Preocupado com o bem-estar de Suzanne, o marido decide incentivá-la, e contrata uma equipe para construir um consultório para ela na casa da família.
Dentre os pedreiros chamados para o serviço, está Ivan, que teve um passado difícil e chegou a ser preso. Apesar de todas as diferenças, a proximidade entre o pedreiro e a dona da casa, durante o serviço, acaba criando uma atração entre os dois. Com o passar do tempo, Suzanne percebe que o vazio que sentia era mais do que a falta de sua antiga carreira. Assim, ela decide largar tudo e Partir com Ivan para uma nova vida.
Apesar de nascida na Inglaterra, a atriz Kristin Scott Thomas, indicada ao Oscar por O Paciente Inglês, também tem nacionalidade francesa, e tem se dedicado a mesclar em seu currículo produções dos dois países. Entre seus últimos filmes estão tanto produções inglesas, como A Outra, como francesas, como Há Tanto Tempo Que Te Amo, ou este Partir. O filme é dirigido por Catherini Corsini, a mesma de Casadas Mas Nem Tanto, comédia estrelada pela cantora Jane Birkin.
Drama - 14 anos
Diretor: Catherine Corsini Elenco: Kristin Scott Thomas, Sergi López, Yvan Attal Nome Original: Partir Ano: 2009 País: FRA Duração: 85 minutos
Quando os pesos pesados Muhammad Ali e George Foreman marcam um duelo no Zaire, em 1974, o produtor Hugh Masekela e o músico Stewart Levine têm a ideia de aproveitar a luta para realizar um grande evento pelo orgulho negro. Com a ajuda do empresário esportivo Don King, eles promovem o Zaire 74, um festival de música de três dias, em Kinshasa, que reúne alguns dos maiores nomes da música negra da época.
Com as presenças de James Brown, B.B.King, The Spinners, Miriam Makeba, Bill Whiters, Celia Cruz, entre outros, o evento se tornou um marco na luta do movimento negro. Trinta e cinco anos depois, o cineasta Jeffrey Levy-Hinte leva às telas o registro dos shows, em um documentário que vai desde os preparativos até o evento em si.
Para montar O Poder do Soul, Jeffrey contou com mais de 170 horas de gravação daquela época. Além de dirigir o documentário, Jeffrey também foi o editor de Quando Éramos Reis, de 1996, que traz o registro do outro lado do evento, a luta entre Ali e Foreman. O cineasta ainda produziu filmes como Aos Treze, de 2003.
Documentário - 14 anos
Diretor: Jeffrey Levy-Hinte Elenco: (documentário) Nome Original: Soul Power Ano: 2008 País: EUA Duração: 93 minutos
Prestes a completar meio século de vida, Pippa Lee não tem do que reclamar em sua vida. Bem casada com um homem quase trinta anos mais velho, ela acompanha o sucesso de seus filhos gêmeos enquanto vive na movimentada Nova Iorque. Tudo muda em sua vida, no entanto, quando Herb, seu marido, decide se aposentar e ir para uma cidade mais tranquila.
Aos poucos, a mulher percebe que não tem o controle de sua vida como imaginava. Tudo piora ainda mais quando ela descobre que Herb tem uma amante muito mais nova do que ela. A mudança e a revelação fazem com que Pippa comece a levar uma vida bastante diferente do que ela estava acostumada. No entanto, este seu novo jeito de ser pode destruir tudo aquilo em que ela acreditava até então.
Dirigido por Rebecca Miller, A Vida Íntima de Pippa Lee é inspirado em um livro escrito pela própria cineasta. Filha do grande autor norte-americano Arthur Miller, e esposa do vencedor do Oscar Daniel Day-Lewis, Rebecca também dirigiu os filmes Angela, O Tempo de Cada Um e O Mundo de Jack e Rose, todos com roteiro próprio.
Drama - 14 Anos
Diretor: Rebecca Miller Elenco: Robin Wright Penn, Winona Ryder, Keanu Reeves Nome Original: The Private Lives of Pippa Lee Ano: 2009 País: EUA Duração: 93 minutos
Na cosmopolita cidade de Nova Iorque, o amor está por toda a parte, mesmo que não seja um amor correspondido. Desde os mais jovens aos casais octogenários, todos passam por seus momentos de drama e romance por cada bairro, seja em Diamond, Chinatown, Village, Brooklin, Tribeca ou outros. Um simples momento pode fazer grandes diferenças nas vidas de cada pessoa, como a do hóspede de hotel que faz uma viagem no tempo, do jovem que tem uma grande revelação enquanto aguarda seu par do baile de formatura, ou mesmo do batedor de carteira que deixa de lado seu ofício para seguir uma bela mulher.
Do mesmo produtor de Paris, Te Amo, o filme coletivo Nova York, Eu Te Amo é dirigido por onze cineastas, incluindo o alemão Fatih Akim, a indiana Mira Nair e o americano Brett Ratner, além da atriz israelense Natalie Portman. Cada segmento tem oito minutos e conta uma história de amor que se passa em um bairro específico da cidade. Os diretores tiveram que seguir algumas regras de produção, como filmar em apenas dois dias e editar em sete. No elenco estão nomes como Andy Garcia, Hayden Christensen, Natalie Portman, Orlando Bloom, Christina Ricci, Ethan Hawke, Shia LaBeouf e Robin Wright Penn, entre outros.
Drama - 14 anos
Diretor: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes Elenco: Natalie Portman, Shia LaBeouf, Eva Amurri Nome Original: New York, I Love You Ano: 2009 País: FRA/EUA Duração: 103 minutos
Garçom do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o jovem Wagner (Jonathan Haagensen) sonha um dia viver em Nova Iorque. Como percebe que o sonho pode demorar a se realizar, decide entrar clandestinamente, com sua namorada Jô, em um avião, mas são flagrados pela supervisora Justina (Marília Pêra), que os salva de serem presos pela polícia federal. Encantada com o garoto, ela pede a seu noivo (José Wilker), que lhe dê um emprego.
A relação entre Justina e Wagner fica cada vez mais próxima, ainda mais quando Jô expulsa o namorado de casa por não suportar mais a ideia fixa dele de ir morar nos EUA. Não vendo futuro em sua relação com o noivo, Justine tenta encontrar meios de ficar sempre por perto de Wagner, o que a leva a convencê-lo a participar de um programa de calouros. A proximidade, no entanto, faz o jovem se sentir cada vez mais pressionado, e se afastar de sua admiradora.
Vivendo em Los Angeles há dez anos, o cineasta Allan Fiterman retornou ao Brasil com a finalidade de filmar Embarque Imediato, que foi convidado a dirigir. No país, ele realizou seu desejo de dirigir Marília Pêra, mas também passou a trabalhar com televisão. Na Globo, realizou o especial O Natal do Menino Imperador, e deve ser o diretor da próxima novela de Sílvio de Abreu, Passione. Para o papel principal do filme, Allan não conseguia pensar em ninguém, até conhecer Jonathan Haagensen em uma festa. Após cinco minutos de conversa, ele percebeu que aquele era seu protagonista.
Comédia - 14 Anos
Diretor: Allan Fiterman Elenco: Marília Pêra, Jonathan Haagensen, José Wilker Nome Original: Embarque Imediato Ano: 2009 País: BRA Duração: 94 minutos
Depois de levar um fora da namorada, Arthur (Robert Pattinson) precisa voltar a morar na casa de seus pais, mesmo que eles não gostem nada desta ideia. Em uma crise existencial pelo fim da adolescência, e ainda sem saber o que fazer do resto de sua vida, Art leva sua v ida sem muito comprometimento, tendo como companhia apenas seu violão e os amigos Ronny, que não suporta sair de seu apartamento, e Nikki, que tem uma vida feliz.
Disposto a mudar sua vida, Art contrata o Dr. Levi Ellington (Powell Jones), autor do famoso livro de autoajuda Não É Sua Culpa. O jovem decide usar o dinheiro que tem para receber instruções do escritor em tempo integral, em qualquer situação em que esteja. Logo, Ellington vai se revelando um excelente guru, expondo para Art a importância de sua relação com os amigos e de tentar resolver seus problemas com seus pais.
Realizado em 2007, o longa independente Uma Vida Sem Regras chega aos cinemas brasileiros apenas no fim de 2009, após seu protagonista´, Robert Pattinson, ter se tornado ídolo teen por estrelar os filmes da saga Crepúsculo. A comédia marca a estreia na direção e roteiro do cineasta Oliver Irving.
Drama/Comédia - Livre
Diretor: Oliver Irving Elenco: Robert Pattinson, Rebecca Pidgeon , Jeremy Hardy Nome Original: How To Be Ano: 2008 País: ING Duração: 85 minutos
Trabalhando como gerente do hotel de beira de estrada de seus pais, o sonhador Mike (Steve Zahn) não tem muitos objetivos em sua vida. Quando a executiva Sue (Jennifer Aniston) se hospeda no local, entre uma de suas muitas viagens, ele sente algo a mais por aquela mulher. Sem ter nada a perder, Mike vai até o quarto dela oferecendo um champanhe barato como cumprimentos da administração local. Desta forma, ele acaba conseguindo mais do que imaginava.
Apaixonado, Mike decide fazer o que for preciso por este amor. Porém, para Sue ele é apenas o estranho gerente de um hotel em que ela se hospedou. Para piorar a situação do jovem, a executiva dá uma nova chance ao seu ex-namorado Jango, um ex-punk que ficou milionário e que dá a ela o controle de suas empresas. No entanto, agora Mike tem um objetivo em sua vida, conquistar Sue, e irá fazer o que for preciso para isso.
Escrito e dirigido pelo estreante Stephen Belber, O Amor Pede Passagem conta com a atuação dos premiados Steve Zahn e Jennifer Aniston, que também é produtora da comédia. Tanto um como o outro aceitaram de imediato trabalhar no filme de Belber. Para o papel de Jango, o diretor tinha em mente apenas um ator, Woody Harrelson. Disposta a convencer o colega a aceitar o personagem, Aniston o convidou a passar uma temporada em sua casa no Havaí, com o cantor Willie Nelson.
Comédia/Romance - 12 Anos
Diretor: Stephen Belber Elenco: Jennifer Aniston, Steve Zahn, Woody Harrelson Nome Original: Management Ano: 2009 País: EUA Duração: 94 minutos
Apesar de todos os seus esforços, Elliot Tiber não consegue fazer com que o hotel de sua família dê lucro. Investindo seu tempo e dinheiro no empreendimento, o jovem recebe em troca apenas as queixas dos pais, que acham que ele não ajuda o bastante. Mesmo assim, Elliot está sempre tentando trazer novos clientes para o local. Para isso, todo ano ele promove um festival de música, com artistas da região. Quando fica sabendo que um grande show que aconteceria na cidade de Woodstock, para mais de 5 mil pessoas, não tem local para ser realizado, ele decide que este evento pode ser no hotel de seus pais.
Depois de fechar um lucrativo acordo com os realizadores, Elliot e seus pais veem a pequena cidade de Bethel se transformar para o novo festival. Prometendo atrações como Janis Joplin, Jimi Hendrix, e, quem sabe, até mesmo Bob Dylan, o evento atrai jovens de todo os EUA, e logo se torna um símbolo contra a Guerra do Vietnã. Com o hotel em sua lotação máxima, Elliot passa a ter problemas com os vizinhos, que não suportam a ideia de tantos hippies em Bethel. Quando chega o dia do festival, os organizadores se surpreendem com um público de mais de meio milhão de pessoas, em um evento que ficaria para a história.
Aconteceu em Woodstock conta a história real dos bastidores daquele que é considerado o maior show de rock de todos os tempos. Realizado em agosto de 1969, os três dias do evento tiveram mais de 30 atrações. Baseado no livro de Elliot Tiber, o filme foi dirigido pelo cineasta chinês Ang Lee, de O Tigre e o Dragão e O Segredo de Brokeback Mountain, e chegou a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, de 2009.
Comédia/Drama -16 Anos
Diretor: Ang Lee Elenco: Demetri Martin, Emile Hirsch, Jeffrey Dean Morgan Nome Original: Taking Woodstock Ano: 2009 País: EUA Duração: 110 minutos
Na mágica cidade de Nova Orleans, vive Tiana, uma jovem empenhada em realizar o sonho de seu pai, construir e administrar o melhor restaurante de lá. Desde pequena, Tiana sabe cozinhar e dar valor ao trabalho. Aprendeu vendo sua mãe costurar para famílias ricas, como da mimada Charlotte, e seu pai trabalhar duro como cozinheiro, mas sempre com tempo de dar atenção à família. Assim, mesmo sendo negra e de origem humilde, sempre se esforçou para juntar dinheiro e, enfim, poder montar seu próprio negócio.
Quando o Príncipe Naveen está na cidade, a rica Charlotte percebe nele a chance de se casar e tornar real o sonho de ser uma princesa, para isso realiza uma festa ao nobre, e chama a amiga Tiana para preparar a comida. Porém, o boêmio e falido jovem está ali apenas pela música e a vida fácil. Percebendo isso, o feiticeiro voodoo Dr. Facilier lança uma magia que transforma Naveen em um sapo. Para desfazer o feitiço, o príncipe precisará convencer uma princesa a lhe dar um beijo.
Disposta a ajudar, Tiana beija o sapo e acaba ela também se tornando um. Juntos, os dois terão que encontrar um meio de desfazer o encanto. Cruzando as florestas e pântanos da Louisiana, eles conquistam a simpatia de Louis, um grande músico que não consegue agradar o público por ser um amedrontador crocodilo, e Ray, um romântico e apaixonado vagalume. Juntos, os quatro precisam encontrar a feiticeira Mama Odie, a única que pode ajudar a torná-los humanos novamente.
A Princesa e o Sapo é a volta da Disney aos filmes em 2D, após cinco anos. A última produção que utilizou a técnica foi Nem que a Vaca Tussa. O filme gerou polêmica por ser a primeira animação do estúdio protagonizada por uma personagem negra. O nome original de Tiana, seria Maddy, mas após protestos de que o nome era uma referência pejorativa à escravidão, a Disney decidiu alterar. O filme também teve seu título mudado. Originalmente o filme seria A Princesa Sapo, que também foi alvo de protestos. No Brasil, o Príncipe Naveen é dublado pelo ator Rodrigo Lombardi, de Caminho das Índias.
Animação/Infantil - Livre
Diretor: Ron Clements, John Musker Elenco: (animação) Nome Original: The Princess and the Frog Ano: 2009 País: EUA Duração: 97 minutos
Há milhões de milhas da Terra, o Capitão Chuck Baker está próximo de realizar o grande sonho de sua vida, ser o primeiro homem a pisar no inóspito Planeta 51. Orgulhoso de seu feito, ele só não conta com um pequeno detalhe, aquele lugar não está tão deserto como ele imaginava, e ele desembarca no quintal de uma tranquila família local. Aterrorizados com a invasão do alienígena, os habitantes do planeta se unem para capturá-lo e não deixar que ele faça mal a ninguém.
Sem saída, Chuck acaba conhecendo o adolescente Lem, que se torna seu único amigo naquele lugar. Sonhando dirigir o planetário onde trabalha, o garoto de 16 anos é o único que parece entender as boas intenções do visitante. Juntos, eles terão de desafiar todo o exército do Planeta 51 para que Chuck consiga chegar à sua espaçonave a tempo, antes que ela volte para a Terra e deixe ele para sempre ali.
Criado em 2002 para ser um dos principais estúdios de animação do mundo, o Ilion Animation Studios buscava um projeto bastante ambicioso. Assim, surgiram as primeiras ideias para a realização de Planeta 51. Para roteirizar a história, foi chamado Joe Stillman, que trabalhou em roteiro de filmes como Shrek e Shrek 2. Na versão nacional, o personagem Lem é dublado pelo ator Daniel Torres, de Toma Lá, Dá Cá.
Depois de seu casamento, Cliff e Cydney viajam para o Havaí, onde querem passar uma lua-de-mel inesquecível. Apaixonado por aventura, o casal chega em clima de mochileiro, com o objetivo de conhecer a pé as maiores maravilhas da ilha. Enquanto percorrem uma selvagem trilha em busca de mais uma paradisíaca praia, eles se deparam com Nick e Gina, que os alertam sobre um serial killer que estaria a solta naquela região e já teria matado um outro casal em lua-de-mel.
Assustados, eles decidem caminhar juntos, aumentando a segurança dos quatro. Da mesma forma que, quando encontram os caroneiros Kale e Cleo, também acham melhor que estes se unam ao grupo. Longe da civilização, eles caminham com medo em busca de um local seguro. Porém, aos poucos as relações no grupo se tornam cada vez mais difíceis. As desconfianças aumentam e ninguém sabe em quem pode confiar. Todos têm apenas uma certeza: o assassino está entre eles.
A trama de A Trilha, filme do diretor e roteirista David Twohy, de A Batalha de Riddick, nasceu quando o cineasta passava férias na ilha de Kauai, no Havaí. Caminhando pelas trilhas locais, ele começou a pensar a história de um casal de serial killers que aterrorizaria os turistas. No elenco, ele convidou atores experientes em filmes de ação, como Milla Jovovich, de Resident Evil, e Timothy Oliphant, de Duro de Matar 4.0.
Terror - 16 anos
Diretor: David Twohy Elenco: Chris Hemsworth, Timothy Olyphant, Milla Jovovich Nome Original: A Perfect Getaway Ano: 2009 País: EUA Duração: 97 minutos
Quando completa 18 anos, a jovem Bella Swan (Kristen Stewart) tem uma surpresa quando seu namorado Edward (Robert Pattinson) prepara para ela uma festa em segredo. Porém, a celebração trará muitos problemas para o casal, já que todo o clã de vampiros de Edward estará presente, e a humana acidentalmente corta seu dedo no meio da festa. Com seu sangue a mostra, a vida de Bella fica em perigo, então, para protegê-la, o vampiro decide abandoná-la.
Dizendo que não a ama mais, Edward vai embora da cidade com toda a sua família, e desiste de tentar manter um relacionamento com uma humana. Sozinha e desconsolada, Bella se aproxima cada vez mais de Jakob (Taylor Lautner). Aos poucos, ela descobre que, assim como o ex, ele também tem seus segredos e não é um simples mortal como ela. Logo, a jovem está em uma perigosa batalha entre vampiros e lobisomens.
Lua Nova é a segunda parte da saga iniciada por Crepúsculo. Baseado nos livros da autora americana Stephenie Meyer, o filme se tornou um grande sucesso de público ao ser lançado em 2008. Com milhões de fãs adolescentes em todo o mundo, a série se tornou um novo fenômeno, e apenas os livros já chegaram a vender mais de 40 milhões de cópias. Para o lançamento de Lua Nova, os atores Kristen Stewart e Taylor Lautner visitaram o Brasil. Em 2010 está previsto para estrear a terceira parte da saga, Eclipse. O capítulo final, Amanhecer, também deve ser adaptado para os cinemas, mas não tem previsão de estreia.
Romance / Fantasia - 12 Anos
Diretor: Chris Weitz Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner Nome Original: The Twilight Saga: New Moon Ano: 2009 País: EUA Duração: 130 minutos
O casamento entre Tenso e Tana já não tem mais nenhum dos atrativos de quando os dois se conheceram. Trabalhando em uma loja de equipamentos elétricos, Tenso já não suporta mais voltar para casa e ouvir as reclamações da esposa, que fala mal de tudo e de todos. Querendo pôr um ponto final na relação, o marido não se sente seguro para terminar o casamento, ainda mais por um motivo desses, então decide procurar ajuda profissional.
Com o conselho de amigos, Tenso contrata os serviços de Cuervo Flores, um sedutor profissional. A ideia seria de que ele conquiste Tana, para que haja um motivo para o fim do casamento, mas para isso ele precisa que ela saia mais de casa. Animado para que seu plano dê certo, Tenso resolve procurar um novo emprego para a mulher, assim ela pode conhecer Flores e se envolver com ele. Porém, ao contrário do que ele imaginava, Tana passa a ser uma outra pessoa depois de começar a trabalhar.
Sucesso de bilheteria em seu país, a comédia romântica argentina Um Namorado Para Minha Esposa foi dirigida por Juan Taratuto, o mesmo de Quem Disse Que É Fácil? e Não É Você, Sou Eu. O filme foi selecionado para o Festival do Rio de 2009.
Comédia -14 Anos
Diretor: Juan Taratuto Elenco: Valeria Bertuccelli, Adrián Suar, Gabriel Goity Nome Original: Un Novio Para Mi Mujer Ano: 2008 País: ARG Duração: 96 minutos
Com o alinhamento da Terra com os outros planetas, uma série de explosões no sol começa a afetar a vida terrestre. Depois de pesquisas em uma mina subterrânea, cientistas descobrem como o planeta está sendo afetado, e percebem que tudo o que é conhecido hoje será destruído em pouco tempo. Apesar de o cientista Adrian avisar ao presidente americano, as medidas necessárias para tentar conter o problema não são tomadas, e quando chega o ano de 2012, o ser humano corre um sério risco de extinção.
Tentando fazer de tudo para salvar a vida de sua família, o escritor fracassado Jackson Curtis segue os conselhos de um profético apresentador de rádio e corre para fugir da morte. Para se salvar, há apenas uma solução, conseguir comprar passagens para as poucas arcas construídas pelos chineses que permitem a sobrevivência de quem estiver ali. Porém, apenas os bilionários conseguem ter dinheiro o suficiente para se salvar. Mesmo assim, Curtis não desistirá enquanto não evitar a morte de sua ex-mulher e de seus filhos.
Inspirado na profecia maia, que afirma que o mundo acaba em 21 de dezembro de 2012, o longa é mais uma produção de filme-catástrofe do cineasta Roland Emmerich. Antes, o diretor já havia realizado obras como Independence Day, Godzilla e O Dia Depois de Amanhã. Emmerich chegou a confirmar pouco antes da estreia do filme, que pretende fazer uma continuação, que se chamaria 2013, e seria uma série de televisão. No filme, dentre as cenas está uma em que o Rio de Janeiro é destruído.
Ação - 10 Anos
Censura: 12 anos Diretor: Roland Emmerich Elenco: Thandie Newton, John Cusack, Amanda Peet Nome Original: 2012 Ano: 2009 País: EUA Duração: 158 minutos
Cronista do Los Angeles Times, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) usa toda experiência que vive como inspiração para escrever sua aclamada coluna diária. Mesmo um acidente de bicicleta no caminho de casa já é motivo para mais um artigo para o jornal. É observando o cotidiano que um dia Steve ouve um som que não se encaixa com o típico barulho da cidade grande, a música vinda de um violino. Ao procurar de onde vem aquela canção, o jornalista chega ao morador de rua Nathaniel Ayres Jr (Jamie Foxx).
O que parecia ser inusitado, se torna ainda mais surpreendente quando o sem-teto afirma para Lopez que aprendeu música na Juilliard, uma das escolas de artes mais prestigiadas de todo o mundo. A amizade entre os dois vai se estreitando e pouco a pouco o jornalista vai sabendo a verdade sobre aquele gênio do violino. Nathaniel realmente estudou durante dois anos na famosa escola, mas abandonou tudo devido a uma doença mental. Decidido a ajudar o novo amigo a realizar o sonho de tocar no Walt Disney Music Hall, Steve luta com todas as suas forças para descobrir um tratamento para a doença. Porém, logo ele vai descobrir o que não desejava sobre si mesmo e as relações humanas.
Baseado em uma história real, O Solista tem a direção do premiado cineasta Joe Wrigth, de Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito. A roteirista Susannah Grant, indicada ao Oscar por Erin Brockovich, foi a responsável pela adaptação para as telas do livro de Steve Lopez. Para os protagonistas, foram chamados os também premiados Robert Downey Jr. e Jamie Foxx. Nos papéis dos sem-teto, a equipe preferiu, na maior parte das cenas, contratar os próprios moradores de rua de Los Angeles.
Drama - 12 anos
Diretor: Joe Wright Elenco: Robert Downey Jr., Catherine Keener, Jamie Foxx Nome Original: The Soloist Ano: 2009 País: EUA Duração: 117 minutos
Devotado pai de família, Clyde Shelton (Gerard Butler) tem sua vida completamente transformada depois de um assalto a sua residência, em que sua mulher e sua filha são brutalmente assassinadas. Ávido por justiça, Shelton vê a prisão dos criminosos e acredita que eles serão severamente punidos, porém, um dos assassinos consegue fazer um acordo com o famoso promotor Nick Rice (Jamie Foxx). Assim, ele acaba sendo libertado, dando em troca um extenso testemunho contra seus comparsas.
Anos depois, o assassino é encontrado morto e o principal suspeito é Clyde, que logo confessa o crime. Descontente com a decisão da justiça, Shelton revela que decidiu se vingar por conta própria. Da cadeia, ele logo afirma estar disposto a matar todos os envolvidos no caso, um a um, a menos que Nick desfaça o acordo, permitindo que a lei puna rigorosamente os assassinos de sua família. Quando os envolvidos começam a morrer em circunstâncias imprevisíveis, Nick percebe que precisa tomar uma decisão antes que sua própria família também seja morta.
Estrelado e produzido por Gerard Butler, Código de Conduta tem a direção de F. Gary Gray, de Uma Saída de Mestre e O Negociador. A ideia de produzir surgiu quando o roteirista Kurt Wimmer deixou um script com Alan Siegel, sócio de Butler na produtora Evil Twins. Para os papéis principais, além do próprio Gerard, foi chamado o vencedor do Oscar por Ray, Jamie Foxx.
Suspense/Ação - 16 Anos
Diretor: F. Gary Gray Elenco: Gerard Butler, Michael Gambon, Leslie Bibb Nome Original: Law Abiding Citizen Ano: 2009 País: EUA Duração: 109 minutos
Depois da morte do agente Strahm, do FBI, o detetive Hoffman está livre para continuar a colocar em prática os sádicos planos deixados por Jigsaw. Com o objetivo de ensinar a todos a desfrutar de suas vidas ao máximo, ele arma terríveis armadilhas, de onde escapam vivos apenas aqueles que comprovam dar valor a ela.
Quando novos agentes do FBI começam a se aproximar de Hoffman, ele é obrigado a criar novos jogos mortais. Aos poucos, a ligação entre Jigsaw e Hoffman vai sendo desvendada, assim como os verdadeiros motivos do sádico assassino para criar seus planos.
Apesar de ser anunciado que Jogos Mortais 6 seria o último da série, a Lionsgate confirmou que haverá uma sétima parte, que provavelmente será em 3D. Uma das franquias de maior sucesso da década, Jogos Mortais teve bilheteria de US$ 18 milhões no fim de semana de estreia de seu primeiro filme. O segundo rendeu na estreia US$ 31 milhões, e o terceiro, US$ 34 milhões.
Terror - 18 anos
Diretor: Kevin Greutert Elenco: Tobin Bell, Costas Mandylor, Mark Rolston Nome Original: Saw VI Ano: 2009 País: EUA Duração: 90 minutos
Romântico inveterado, o jovem Tom (Joseph Gordon-Levitt) sonha em conhecer a mulher de sua vida, com quem casará e constituirá uma família. Trabalhando como escritor de cartões comemorativos, ele tem uma surpresa quando seu chefe apresenta sua nova assistente, a bela Summer (Zooey Deschanel). Logo, o garoto se apaixona pela colega de trabalho, que afirma não acreditar no amor.
Mesmo com ela não querendo algo sério, os dois começam uma conturbada relação, que termina de forma arrasadora para ele alguns meses depois. Sem entender o que pode ter feito de errado, Tom decide relembrar seus 500 Dias Com Ela. Quanto mais o romântico garoto pensa em tudo aquilo que aconteceu entre ele e Summer, melhor ele vai percebendo a sua própria relação com a vida e o que o faz se sentir bem.
Conhecido diretor de videoclipes, Marc Webb faz com 500 Dias Com Ela a sua estreia nos filmes de longa-metragem. Dentre seus trabalhos principais, estão vídeos de artistas como Weezer, Fergie, My Chemical Romance e Evanescence. O cineasta aproveitou sua carreira no universo musical para usar grandes sucessos na trilha sonora de sua comédia. Dentre os artistas presentes estão nomes como os de The Smiths, Black Lips, Feist, Simon & Garfunkel, além da primeira-dama francesa Carla Bruni.
Comédia/Romance - 12 anos
Diretor: Marc Webb Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend Nome Original: (500) Days of Summer Ano: 2009 País: EUA Duração: 95 minutos
Todo ano é a mesma coisa na vida de Ebenezer Scrooge. A chegada das festas de fim de ano, em vez de trazer um espírito natalino de paz e harmonia para o velho rabugento, faz com que ele se torne ainda mais amargo. Assim, quanto mais próximo do Natal, pior é o tratamento que ele dá àqueles que o cercam, principalmente seu funcionário Bob Cratchit. Um dia, Scrooge é surpreendido pela visita de Jacob Marley, ex-sócio do avarento, que havia morrido sete anos antes.
O fantasma afirma que não está tendo uma boa eternidade pelas opções que fez em vida, mas que Scrooge ainda tem uma chance. Por isso, irá receber nos próximos dias as visitas de três fantasmas, que representam o passado, presente e futuro, e que estes irão propiciar a ele uma viagem que pode transformar sua forma de enxergar a vida. Apesar de não acreditar, Scrooge os recebe e aos poucos vai percebendo o quanto perdeu deixando de dar importância às festas de Natal.
Baseado no conto clássico de Charles Dickens, Os Fantasmas de Scrooge foi realizado com a mesma tecnologia que o cineasta Robert Zemeckis já havia usado em A Lenda de Beowulf e O Expresso Polar. Nos filmes, o diretor digitalizou gestos e feições de atores para criar mais realismo na animação. O personagem de Scrooge e dos três fantasmas foram feitos com base no ator Jim Carrey.
Animação/Drama - Livre
Censura: 10 anos. Diretor: Robert Zemeckis Elenco: (animação) Nome Original: A Christmas Carol Ano: 2009 País: EUA Duração: 96 minutos
Durante sua infância, Gabrielle Chanel leva uma vida pobre e difícil. Logo cedo, sua mãe morre vítima de tuberculose e a garota é deixada em um orfanato, com a promessa nunca cumprida do pai, um caixeiro viajante, de que um dia voltará para buscá-la. Sem expectativas, a jovem Gabrielle tenta sem sucesso seguir carreira de cantora de cabaret e, em seguida, como costureira, descobre sua vocação. Quando conhece o rico comerciante de tecidos Etienne Balsan, ela passa a mostrar seu talento.
Fora de qualquer padrão da sociedade, e com uma personalidade forte o suficiente para não se deixar intimidar pelas críticas, a jovem pega roupas de Balsan e as adapta para seu corpo. Conhecida nas alfaiatarias como Coco, por uma música que costumava cantar, Gabrielle surpreende o mundo da moda com trajes femininos modernos, inspirados nas roupas masculinas, sendo a primeira a criar calças compridas para mulheres e a inventar o tailleur. Depois de conhecer o milionário Arthur Capel, a pobre menina do interior da França abre sua grife Chanel e se torna uma das mulheres mais poderosas do mundo.
Dirigido pela também francesa Anne Fontaine, de A Garota de Mônaco, o filme Coco Antes de Chanel desagradou especialistas do mundo da moda por se focar mais nos romances da personagem - que sempre se disse contra romances - do que em sua vida profissional. O longa é protagonizado pela atriz Andrey Tatou, de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, e é adaptado do livro de Edmonde Charles-Roux. Também em 2009, a personagem ganhou o filme Coco Chanel e Igor Stravinsky, sobre o romance entre a estilista e o compositor russo, ainda sem previsão de estreia no Brasil.
Drama - 14 anos
Diretor: Anne Fontaine Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola Nome Original: Coco avant Chanel Ano: 2009 País: FRA Duração: 105 minutos
Depois de mais de dez anos sem realizar uma turnê, Michael Jackson programou para julho de 2009 uma série de 50 shows na O2 Arena, em Londres. Para provar a todos que ainda era o Rei do Pop, o músico criou uma superprodução e ensaiava incessantemente para que tudo desse certo. Minucioso, ele estava atento a cada detalhe do espetáculo, e além de interpretar as canções, fazia questão de preparar as coreografias, os cenários, o projeto do show. Em 25 de junho, menos de um mês do início dos espetáculos, com 750 mil ingressos vendidos em cinco horas, o mundo recebe a notícia da morte do astro.
Com mais de 100 horas de gravações dos ensaios da turnê This Is It, o diretor do show, Kenny Ortega, o mesmo da série High School Musical, decidiu selecionar os melhores momentos do material e transformar em um filme, que ficará em cartaz por apenas duas semanas. Assim como para o show, a procura do público foi além da esperada. Em apenas um dia, foram vendidos mais de 4 mil ingressos apenas no Brasil. Em Los Angeles, onde Michael vivia, já havia fila três dias antes do início das vendas, e em poucas horas venderam todos os 3 mil ingressos para o primeiro dia de exibição do filme na cidade.
Musical / Documentário - 12 anos
Diretor: Kenny Ortega Elenco: (documentário) Nome Original: This Is It Ano: 2009 País: EUA Duração: 112 minutos
No começo do século XX, apesar da escravidão já ter acabado no Brasil há muitos anos, os negros ainda eram oprimidos pelos brancos. Enquanto isso, no Recôncavo Baiano, o menino Manoel Henrique aproveita sua infância para aprender uma tradição afro-brasileira proibida na época, a capoeira. Junto com os amigos Quero-Quero e Dinorá, o garoto toma aulas com o Mestre Alípio, considerado o líder comunitário dos negros da região.
Vinte anos depois, Manoel já é conhecido por todos como Besouro, um dos maiores capoeiristas da região. Assim como a maior parte dos negros, ele trabalha nas fazendas de cana do Coronel Venâncio, mas é o único que não se sente intimidado pelos poderosos. Certo dia, quando Besouro se distrai, Mestre Alípio é assassinado, como forma de diminuir a voz dos negros. Se sentindo culpado, e tendo a missão de dar continuidade ao trabalho de seu mestre, o aluno se isola para aperfeiçoar suas técnicas.
Depois de ser abençoado pelos orixás, Besouro fica com o corpo fechado e aos poucos volta para lutar pelos direitos dos negros. Desafiando as autoridades, o capoeirista ainda se mantém a distância, o que faz sua fama crescer ainda mais. Em pouco tempo, todos comentam os seus feitos, e se começa a falar que ele tem poderes especiais e até mesmo pode voar. A presença de Besouro faz com que os negros se sintam mais confiantes para lutar pela liberdade, e, com isto, os poderosos tentam de tudo para matar seu adversário.
Baseado na história real de Manoel Henrique Pereira, Besouro é o primeiro trabalho como cineasta do publicitário João Daniel Tikhomiroff. Para coreografar as cenas de luta, foi chamado o chinês Huen Chiu Ku, elogiado por coreografar cenas de lutas em filmes como Matrix, O Tigre e o Dragão e Kill Bill. No elenco, estão os capoeiristas Aílton Carmo e Anderson Santos de Jesus nos papéis principais, mantendo o realismo nas cenas de luta.
Ação - 14 Anos
Diretor: João Daniel Tikhomiroff Elenco: Ailton Carmo, Jessica Barbosa, Anderson Santos de Jesus Nome Original: Besouro Ano: 2009 País: BRA Duração: 120 minutos
No século XVII, o caçador de vampiros, barão Wolfgang Maclaren, travou uma incrível batalha com um grupo de sugadoras de sangue, o que resultou na morte de Carmilla, a rainha das vampiras lésbicas. Mesmo sem a líder, um vilarejo ainda é aterrorizado sempre nas noites de lua cheia pelas vampiras, que estão atrás de sangue e de belas mulheres. Assim, os moradores da região sempre realizam sacrifícios humanos, para conseguirem a paz. Desta vez, os sacrificados serão os amigos Jimmy, tataraneto de Wolfgang e o amigo Fletch.
Quando os dois jovens se veem em uma van lotada de sensuais estudantes estrangeiras, eles logo percebem que isto pode não ser uma coisa tão boa assim. Ainda mais porque terão de se livrar das vampiras lésbicas, que pegam as garotas uma a uma e as transformam em mortas-vivas, e que esperam conseguir juntar sangue suficiente para reviver Carmilla. Com a ajuda da bela Lotte e de um estressado vigário, os dois amigos usarão a espada de Wolfgang para provar que eles também podem ser Matadores de Vampiras Lésbicas.
Para criar o roteiro do filme, Paul Hupfield e Stewart Williams lembraram de quando eles era adolescentes, em que qualquer filme que tivesse a mistura de sangue e sensualidade lhes chamava a atenção. Assim, eles decidiram criar um filme de terror que também pudesse fazer rir. Apesar do título já ter chamado sua atenção o suficiente para querer filmar, o diretor Phil Claydon diz ter se surpreendido com a qualidade do roteiro. De acordo com ele, o filme traz referência de filmes clássicos, como Uma Noite Alucinante 2 até as produções da Hammer. No Brasil, João Gordo faz a voz do personagem Fletch.
Comédia - 14 Anos
Diretor: Phil Claydon Elenco: Silvia Colloca, Margarita Hall, Sianad Gregory Nome Original: Lesbian Vampire Killers Ano: 2009 País: ING Duração: 88 minutos
Desde pequenos, os irmãos Stephen (Mark Ruffalo) e Bloom (Adrien Brody), sempre viveram de golpes e trapaças. Órfãos, eles têm que aprender nas ruas como se virar para sobreviver, e a maneira mais fácil que encontram é se tornando Vigaristas. Assim, a dupla percorre o mundo atrás de milionários, que caiam em seus jogos rendendo uma grande quantidade de dinheiro.
Divididos, os irmãos decidem se separar, e antes querem aplicar apenas mais um golpe. Os dois precisam, para isso, atrair as atenções da solitária milionária Penélope (Rachel Weisz), e para isso contam com a ajuda da quieta Bang Bang (Ronko Kikuchi). Porém, o plano que parecia perfeito não se mostra assim tão fácil. Penélope não é tão ingênua como a dupla de irmãos parecia crer. Além disso, Bloom ameaça por tudo a perder quando se apaixona por sua última vítima.
Com um grande elenco, Vigaristas é escrito e dirigido pelo novato Rian Johnson, que antes havia dirigido apenas A Ponta de um Crime, com Joseph Gordon-Levitt. Para interpretar Penélope, Rachel Weisz aprendeu, entre outras coisas, a tocar piano, violino, fazer malabares, jogar ping-pong, além de andar de monociclo e skate.
Drama/Comédia - 12 anos
Diretor: Rian Johnson Elenco: Adrien Brody, Mark Ruffalo, Rachel Weisz Nome Original: The Brothers Bloom Ano: 2008 País: EUA Duração: 113 minutos
No ano de 2054, a sociedade resolveu o problema da segurança pública de uma forma simples, através da tecnologia. Com o sistema Substitutos, as pessoas não precisam mais sair de casa para realizar qualquer tarefa. Basta que entrem em uma máquina e controlem através dela um andróide com suas características físicas melhoradas. Assim, enquanto estes robôs fazem qualquer tarefa corriqueira, os humanos ficam em casa, os controlando.
Tudo parece ir bem até que dois destes andróides são assassinados e, misteriosamente seus donos também aparecem mortos em casa. A partir deste, que foi o primeiro crime ocorrido desde que surgiu o sistema de Substitutos, o agente do FBI Tom Greer (Bruce Willis) passa a investigar o que pode ter acontecido. Logo, ele passa a ser alvo de atentados e precisa tomar uma atitude radical, desligar seu andróide e voltar a enfrentar a vida real. Agora, Greer é o único humano em uma terra de robôs, e ele terá de fazer de tudo para salvar este mundo.
Substitutos é uma adaptação da graphic novel de Robert Venditti e Brett Weldele. A direção é de Jonathan Mostow, que já havia filmado longas de ação como Exterminador do Futuro 3 e Implacável Perseguição. O filme, que teve um orçamento de aproximadamente US$ 80 milhões, tem no elenco nomes como os de Bruce Willis, Radha Mitchell e Ving Rhames.
Ficção científica - 12 anos
Diretor: Jonathan Mostow Elenco: Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike Nome Original: Surrogates Ano: 2009 País: EUA Duração: 88 minutos
Amigas de infância, Needy e Jennifer não têm mais nada em comum, mas mantém a amizade. Enquanto a primeira é tímida e insegura, a outra é a garota mais desejada do colégio, e sabe disso. Arrogante e dona de si, Jennifer é uma mulher fria e não se importa com o sentimento dos outros. Tudo piora quando as amigas vão para um show de rock. Os músicos decidem fazer um sacrifício para garantir o sucesso da banda, mas acabam errando no ritual e Jennifer é possuída pelo demônio.
Agora, a Garota Infernal está com vontade de devorar todos os homens que vê, literalmente. Ela não se importa mais com o que os outros vão pensar, e decide matar e comer a todos que desejam seu corpo. Depois de anos vivendo sob a sombra da amiga, Needy percebe que algo está errado e que ela precisa agir porque o próximo alvo de Jennifer parece ser Chip, o seu namorado.
Escrito pela vencedora do Oscar Diablo Cody, Garota Infernal foi produzido pela mesma equipe de Juno. De acordo com a roteirista, após escrever Juno ela gostaria de fazer algo mais sombrio, então pensou nesta nova história sobre adolescentes. Logo ela mostrou para o diretor Jason Reitman, que havia dirigido seu filme anterior. Ele gostou da ideia e decidiu que iria produzir, e que uma mulher deveria ser a diretora desta vez. Megan Fox, de Transformers, aceitou o papel assim que leu o roteiro.
Terror/Comédia - 16 anos
Diretor: Karyn Kusamau Elenco: Megan Fox, Amanda Seyfried, Johnny Simmons Nome Original: Jennifer´s Body Ano: 2009 País: EUA Duração: 102 minutos
Quando tinha apenas seis anos, Clare Abshire (Rachel McAdams) conheceu o grande amor de sua vida. Tudo o que ela sabia do misterioso Henry DeTamble (Eric Bana), era que ele viajava no tempo, e que se quisesse vê-lo novamente, teria que ir para o mesmo local em uma data específica, e ele surgiria por alguns minutos, mas logo iria embora.
À medida que vai crescendo, Clare se apaixona cada vez mais por aquele estranho homem, até que o conhece no tempo presente. A relação entre os dois se torna cada vez mais séria e eles decidem se casar. Porém, logo ela percebe que as viagens de Henry não são propositais. Ele sofre de uma doença genética que o faz viajar no tempo sempre que está em um estado de grande estresse.
Dirigido pelo alemão Robert Schwentke, de Plano de Voo, a ficção científica Te Amarei Para Sempre é baseado no livro de Audrey Niffenegger. Os direitos sobre a obra foram comprados pelo então casal Brad Pitt, que produz o filme, e Jennifer Aniston. Antes de encontrarem Schwentke, foram cogitados outros diretores para levar a história para as telas, dentre eles Steven Spielberg, Gus Van Sant e David Fincher.
Romance - 12 ANOS
Diretor: Robert Schwentke Elenco: Michelle Nolden, Alex Ferris, Arliss Howard Nome Original: The Time Travele´s Wife Ano: 2009 País: EUA Duração: 107 minutos
Depois de anos trabalhando como um detetive inescrupuloso da corrupta polícia de Seul, Joong-ho vê que não vai conseguir solucionar seus problemas financeiros nesta profissão. Assim, ele muda de ramo e passa a agenciar e proteger belas mulheres que trabalham como prostitutas naquela cidade. Porém, com o tempo ele começa a ter um novo problema, quando as garotas começam a sumir.
Aos poucos, uma a uma passa a desaparecer, e levar junto parte do dinheiro que deveria ser repassado a Joong-ho. O que parecia a princípio ser um golpe começa a ter a aparência de um trabalho de algum serial killer. Quando o ex-detetive descobre que todas elas saíram com o mesmo cliente na última vez que foram vistas, decide usar seu conhecimento para investigar o caso. Mas ele precisa ser rápido para salvar a vida de Mi-jin, que acaba de sair com o mesmo homem.
Uma das maiores bilheterias da Coréia do Sul em 2008, e um dos filmes da seleção oficial do Festival de Cannes, O Caçador é dirigido pelo estreante Na Hong-jin. Apesar de pouco experiente, o cineasta já foi contratado por Hollywood para uma refilmagem norte-americana. Rumores alegam que a nova versão terá Leonardo DiCaprio no elenco.
Policial - 16 ANOS
Diretor: Hong-jin Na Elenco: Yun-seok Kim, Jung-woo Ha, Yeong-hie Seo Nome Original: Chugyeogja Ano: 2008 País: COR Duração: 123 minutos
Muito esforçado, o jovem Mark Whitacre (Matt Damon) consegue se tornar um executivo em ascensão na Archer Daniels Midland (ADM), uma grande multinacional do ramo agroindustrial, porém isto não é o bastante para ele. Participando de negociações importantes, ele acaba descobrindo uma série de armações, como uma tentativa de formação de um cartel. Pensando em se tornar um herói nacional, e assim conseguir um emprego em um cargo maior e mais importante que o que ele ocupa, Mark se coloca a disposição do FBI como informante.
Logo, o executivo se torna peça chave na investigação contra a ADM. Com o FBI precisando de provas mais conclusivas, Whitacre se sente um agente secreto e decide usar equipamentos, como microfones escondidos. Aos poucos, os agentes federais percebem que seu espião não é tão bem relacionado como dizia ser, e tem menos acesso aos documentos da empresa do que precisaria para concluir o caso. Com o tempo, a investigação se torna cada vez mais problemática, quando os agentes não conseguem mais distinguir o que é real e o que foi inventado por Mark.
O Desinformante é o terceiro filme de Steven Soderbergh lançado no Brasil em 2009. Depois de Che 2 - A Guerrilha e de Confissões de Uma Garota de Programa, o diretor, um dos mais importantes de Hollywood, volta a lançar uma obra comercial estrelada por Matt Damon, com quem já havia feito diversos trabalhos, dentre eles a série iniciada em Onze Homens e Um Segredo. O longa conta a história real de Mark Whitacre, e foi baseado no livro de Kurt Eichenwald, que relata o caso.
Policial/Suspense/Drama/Comédia - 10 ANOS
Diretor: Steven Soderbergh Elenco: Matt Damon, Lucas Carroll, Eddie Jemison Nome Original: The Informant! Ano: 2009 País: EUA Duração: 108 minutos
Na África do Sul, um povoado se distingue dos demais por seus habitantes. Marcado pela pobreza, o Distrito 9 é separado por cercas, como em um campo de concentração. Lá, só é possível entrar ou sair com permissão do exército da Multi-National United, a MNU. Mesmo assim a vizinhança não se sente segura em estar próxima a seres como os que moram ali: extraterrestres foragidos.
Enquanto os aliens ficam impossibilitados de sair, os oficiais da MNU buscam o lucro vendendo armas produzidas com a defesa natural de seus prisioneiros. Porém, ao ter em mãos estas armas, eles descobrem que elas só irão funcionar se estiverem junto com o DNA dos extraterrestres. Quando esta informação fica clara, a luta entre humanos e aliens se torna cada vez pior.
Filmado em forma de documentário, Distrito 9 é produzido por Peter Jackson, de O Senhor dos Anéis, e dirigido pelo sul-africano Neil Blomkamp. Em 2008, Jackson e Blomkamp dirigiram juntos o curta-metragem Crossing the Line. Pela opção de filmar como em um documentário, optou-se por não colocar estrelas no elenco. O ator principal, Sharlito Copley, que representa um dos responsáveis por cuidar da segurança do distrito, faz sua estreia em um longa-metragem.
Ficção Científica - 14 ANOS
Diretor: Neill Blomkamp Elenco: Sharlto Copley, David James, Jason Cope Nome Original: District 9 Ano: 2009 País: EUA Duração: 112 minutos
Nos anos 80, surgiam novos grupos de rock vindos de Brasília, dentre eles o Paralamas do Sucesso, que iniciava sua carreira profissional abrindo um show do Lulu Santos no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em 1983. Nesta época, o cineasta Roberto Berliner já acompanhava os passos de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone com sua câmera, e continuou seguindo por mais de duas décadas, presenciando momentos de felicidade e tristeza de um dos principais músicos brasileiros.
O documentário montado por Berlinger e Pedro Bronz mostra Herbert de Perto, contando desde a origem de sua família, com imagens dos anos 60, até os dias atuais, passando pelo trágico acidente de ultraleve em 2001, que matou Lucy, sua esposa, e o deixou paraplégico. O longa conta com depoimentos de Bi Ribeiro, João Barone, Dado Villa-Lobos, Gilberto Gil, Zé Fortes, empresário do grupo, além de muitos amigos e parentes, como o antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico.
Trabalhando no Circo Voador, nos anos 80, Roberto teve a chance de filmar diversos shows, dentre eles o dos Paralamas do Sucesso. Anos depois, foi convidado para o grupo para fazer o videoclipe de Alagados, em que começou a se aproximar dos integrantes do grupo. Amigo de Herbert, ele acompanhou os momentos após o acidente sempre de perto. Quando percebeu que o músico não corria mais riscos, decidiu filmar a recuperação para o documentário. Após a pré-estreia, no festival É Tudo Verdade, surgiram novas imagens, como a de Herbert pilotando um ultraleve, que foram acrescidas ao filme.
Documentário - LIVRE
Diretor: Roberto Berliner, Pedro Bronz Elenco: (documentário) Nome Original: Herbert de Perto Ano: 2009 País: BRA Duração: 97 minutos
No futuro, a evolução tecnológica avançou a tal ponto que os humanos criam um poderoso computador, chamado de A Grande Máquina, capaz de controlar equipamentos de todo o mundo. Com este poder, os computadores vão dizimando a população humana, até que os poucos que restam conseguem desligar grande parte destas máquinas. É então que começam a aparecer pequenas criaturas de pano criadas por um cientista.
Liderados pelo 1, um veterano de guerra, o grupo precisa reunir forças contra as máquinas que ainda estão ligadas. Nele, estão o inventor 2, os gêmeos 3 e 4, o engenheiro 5, o artista 6, a corajosa guerreira 7, o musculoso 8, e a grande esperança de todo, o 9, que possui qualidades que o coloca a frente de todos os outros. Com um incrível poder de liderança, o 9 terá a missão de reunir todos atrás de um objetivo: salvar o mundo e a humanidade.
Com produção de Tim Burton, a animação 9 - A Salvação tem no elenco original nomes como Elijah Wood, Jennifer Connelly e Cristopher Plummer. Dirigido por Shane Acker, o longa é uma refilmagem de 9, curta-metragem que o proprio Shane havia realizado em 2005. O roteiro da nova versão é de Pamela Pettler, a mesma de A Casa Monstro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o tenente americano Aldo Raine (Brad Pitt) comanda um pequeno exército com uma missão específica na França: matar o máximo de nazista que eles conseguirem. Formado apenas por judeus, o grupo, conhecido como Bastardos Inglórios, é temido pelos alemães por sua crueldade. Além de o exército escalpelar os soldados nazistas, eles ainda contam com a fúria de Donny Donowitz (Eli Roth), o Urso Judeu, que mata seus inimigos com um taco de beisebol.
O maior adversário de Aldo é o coronel alemão Hans Landa, chamado pelos franceses de Caçador de Judeus. Com um faro incrível para descobrir esconderijos, o nazista tem diversas mortes em seu currículo, como da família Dreyfus. Vendo todos os seus parentes morrerem na sua frente, Shosanna Dreyfus consegue escapar de Landa, e vai viver em Paris, onde herda um cinema. Quatro anos depois, ela conhece o herói de guerra nazista Fredrick Zoller (Daniel Bruhl), que acaba de protagonizar um filme sobre seus atos heróicos, e quer que a estréia seja exatamente no cinema de Shosanna, que ele pensa ser apenas uma francesa comum.
No evento, estarão presentes os maiores nomes do nazismo, como Adolf Hitler e Joseph Goebbels, além do Coronel Landa. Vendo neste dia sua grande oportunidade de se vingar, Shosanna arma um plano para incendiar o prédio no meio da exibição. Sem saber da existência da moça, Aldo e seus bastardos também planejam invadir o local e matar os seus maiores inimigos, e para isso contam com a ajuda da grande diva do cinema alemão, Bridget von Hammersmark. Porém, mesmo com dois planos diferentes para acabar com o nazismo na mesma noite, Landa está desconfiado e quer que tudo aconteça a sua maneira.
Com duas horas e meia de duração, Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, foi inspirado pelo filme italiano Assalto ao Trem Blindado, de 1978. Enzo G. Castellari, diretor do original chegou a atuar no longa de Tarantino, no papel de um oficial nazista. Já Bo Svenson, um dos atores do filme italiano participa de Orgulho de uma Nação, filme exibido dentro de Bastardos Inglórios, que conta com a direção de Eli Roth, cineasta autor de O Albergue. Roth ainda interpreta o papel do Urso Judeu. Tarantino, que havia prometido comparecer à estréia de seu filme no Brasil, desistiu uma semana antes por estar exausto das viagens de lançamento.
Sonhando ser uma bem-sucedida atriz de teatro, Marina (Silvia Lourenço) deixa sua vida em uma pequena cidade do interior e vai morar no centro de São Paulo. Em plena Avenida Paulista, a jovem passa a dividir um apartamento com Suzana, amiga de infância de seu namorado Caio, e tenta a sorte em um teste de escolha do elenco de uma nova montagem de Tio Vânia. Chegando ao prédio do Condomínio Jaqueline, ela já conhece Jay, um escritor melancólico e introspectivo que apresenta a garota a noite da grande metrópole.
No primeiro clube que vai, a atriz já percebe que muitas oportunidades a aguardam nesta nova fase de sua vida. Lá, ela conhece o casal Nuno (Paulo Vilhena) e Justine (Danni Carlos), que vivem uma relação de amor e ódio na noite. Enquanto ela toca toda noite na casa, ele é o dono do estabelecimento. Em pouco tempo Marina percebe estar apaixonada e se vê envolvida em um triangulo amoroso com o casal.
Enquanto a atriz se entrega ao relacionamento, Suzana e Jay também passam por relações conturbadas. No trabalho, a advogada passa a se envolver com Gil, um sujeito romântico que parece ter os mesmos planos que ela de constituir uma família. Porém, Suzana esconde um grande segredo sobre seu passado que pode mudar os sentimentos do namorado. Já o escritor vive uma paixão não correspondida com Michelle, uma garota de programa da região. Vivendo no mesmo prédio, os três tem a mesma dúvida: Quanto Dura o Amor?
Do mesmo diretor de Contra Todos, Quanto Dura o Amor? foi filmado no edifício Anchieta, nos arredores da Av. Paulista. O cineasta Roberto Moreira tinha pensado a princípio em dar ao longa o nome de Condomínio Jaqueline, mas mudou de ideia ao perceber que o tema central da obra não é o prédio, e sim as dificuldades nos relacionamentos. O roteiro foi escrito por Moreira e por Anna Muylaert, de Durval Discos. Formada em letras, a protagonista Silvia Lourenço também participou dos argumentos do filme.
Drama - 16 ANOS
Diretor: Roberto Moreira Elenco: Silvia Lourenço, Paulo Vilhena, Danni Carlos Nome Original: Quanto Dura o Amor? Ano: 2009 País: BRA Duração: 83 minutos