Acudida rapidamente por um vizinho, a jovem é levada ao hospital e seu suicídio fracassa. Após passar duas semanas em coma, Veronika acorda em um sanatório e descobre que criou uma grande polêmica no mundo da moda por causa da carta de despedida que deixou. Tratada como louca, ela reluta em se adaptar ao sistema para ser considerada uma pessoa normal, apesar dos frequentes incentivos do psiquiatra, Dr. Blake. Mesmo assim, aos poucos ela vai aprendendo a conviver com os demais internos da clínica.
Ainda que discordando da forma como o mundo está, a distância da família, dos amigos e do trabalho faz com que Veronika perceba que ainda pode encontrar alguma alegria de viver. A amizade com Mari, a paciente mais antiga da casa, e a proximidade cada vez maior com Edward, um interno com problemas de comunicação, faz com que a suicida volte a ter vontade de viver. Porém, quando tomou a overdose, Veronika afetou de forma irreversível seu coração, então ela tem poucos dias de vida.
O filme norte-americano Veronika Decide Morrer é baseado no livro de mesmo nome lançado pelo escritor brasileiro Paulo Coelho em 1998. O autor escreveu a obra inspirado em suas próprias memórias da adolescência, quando aos 17 anos foi internado em um sanatório e submetido a tratamentos psiquiátricos, inclusive o choque-elétrico. Apesar da produção ser totalmente dos EUA, o filme só será lançado lá três meses após a estreia no Brasil.
Drama - 16 ANOS
Censura: 14 anos
Diretor: Emily Young
Elenco: Sarah Michelle Gellar, David Thewlis, Melissa Leo
Nome Original: Veronika Decides to Die
Ano: 2009
País: EUA
Duração: 103 minutos
Assista o Trailer de “Veronika Decide Morrer”: