Se você pegou uma receita na farmácia local, há uma boa chance de que um assistente de farmácia tenha ajudado a prepará-la para você. Você provavelmente está se perguntando: “O que faz um assistente de farmácia?”
Trabalhando sob a supervisão de técnicos de farmácia e farmacêuticos, os assistentes de farmácia geralmente cuidam do lado administrativo da farmácia, como contar medicamentos, rotular frascos, estocar prateleiras de farmácia, atender telefonemas de clientes e gerenciar a caixa registradora. “Um assistente de farmácia experiente ajuda a equipe de farmácia a obter melhores resultados de saúde do paciente”, disse Meenakshi Sharma, chefe do corpo docente assistente de farmácia do triOS College.
Quanto ganha um auxiliar de farmácia?
Os assistentes de farmácia geralmente ganham entre R$ 1900 e R$ 2700 por mês, de acordo com as posições publicadas no Job Bank Canada. O salário de um assistente de farmácia pode variar dependendo da localização, qualificação e experiência. Como na maioria das profissões, quanto mais experiência você tiver, mais potencial haverá para um aumento salarial. Uma das melhores maneiras de obter experiência neste campo é se matricular em um Programa de Assistente de Farmácia que oferece estágios aos alunos, para que você possa ganhar experiência no mundo real.
Funções do Auxiliar de Farmácia
A descrição do trabalho de um assistente de farmácia pode variar dependendo se você trabalha em uma farmácia de varejo, como Shoppers Drug Mart e Rexall, uma farmácia de centro médico, uma farmácia comunitária ou um hospital. Alguns são empregados por empresas farmacêuticas, atacadistas de medicamentos e empresas de fornecimento de farmácias. As principais funções de um assistente de farmácia estão distribuídas entre três categorias principais de habilidades: atendimento ao cliente, médica e matemática.
As responsabilidades diárias típicas incluem:
- respondendo perguntas sobre medicamentos por telefone e pessoalmente
- avaliar a prescrição dos pacientes quanto à completude
- ajudando a processar reivindicações de seguro de terceiros
- estocar medicamentos de venda livre
- pílulas de medição, pomadas e cremes
- embalagem e rotulagem de medicamentos prescritos
- inserir informações do paciente e prescrição no sistema
- fazer pedidos de estoque para manter o estoque
- aceitar o pagamento de receitas
Os assistentes de farmácia devem ser capazes de realizar tarefas de rotina, mantendo um alto grau de precisão e concentração. Embora os assistentes de farmácia realizem tarefas diárias importantes, há coisas que eles não podem fazer, incluindo, mas não se limitando a, aprovar receitas, dar recomendações sobre medicamentos de venda livre e aconselhar um cliente sobre sua medicação. Estas tarefas só podem ser realizadas por um farmacêutico ou técnico de farmácia.
Auxiliar de Farmácia é um bom emprego?
Juntamente com as habilidades administrativas, o trabalho requer interação com o cliente. Os assistentes de farmácia, juntamente com os farmacêuticos, são a linha de frente dos cuidados de saúde. Eles desempenham um papel fundamental em ajudar as pessoas a obterem seus medicamentos com facilidade e pontualidade e também podem exigir que você trabalhe à noite e nos fins de semana. Por outro lado, o trabalho é recompensador – você está ajudando as pessoas todos os dias a ter uma saúde melhor e seus serviços podem melhorar a qualidade de vida delas. A função exige que você lide com novos clientes, prescrições e medicamentos e, por isso, sempre há algo novo para aprender.
Para ser bem-sucedido na função, um assistente de farmácia deve ter as seguintes habilidades e características: atenção aos detalhes, habilidades de comunicação eficazes, atitude atenciosa e capacidade de manter a calma em uma situação urgente ou estressante. Além disso, Sharma comentou que uma aptidão de aprendizado ao longo da vida pode ajudar um assistente de farmácia a ter sucesso. Esse profissional precisa estar atualizado com os medicamentos mais usados do Canadá (tanto de marca quanto genéricos), regulamentos provinciais e federais e sistemas de informática de farmácias.
Tornar-se um assistente de farmácia também é uma ótima maneira de ganhar experiência na indústria farmacêutica. Com treinamento adicional, você pode passar para outras profissões com responsabilidades adicionais, como técnicos de farmácia.
Como se tornar um assistente de farmácia?
Os assistentes de farmácia continuam a ter fortes perspectivas de emprego no Canadá. Se você decidir que se tornar um assistente de farmácia é a carreira certa para você, um dos primeiros passos é obter uma qualificação de assistente de farmácia. Pode ser um grande desafio encontrar emprego sem educação e experiência.
Os assistentes de farmácia não são regulamentados em Ontário. Tudo o que você precisa é concluir um programa de assistente de farmácia em uma faculdade respeitável e começar a trabalhar em qualquer farmácia de varejo, comunidade ou hospital. O programa abrange o sistema de computador canadense usado em farmácias e outros tópicos, como terminologia de anatomia e fisiologia, como processar uma prescrição, matemática básica de farmácia, como evitar erros de medicação, práticas recomendadas de farmácia de varejo e muito mais.
O programa geralmente pode ser concluído em menos de um ano. Os estágios durante o programa são uma ótima maneira de colocar todas as habilidades que você aprendeu em prática, fazer networking e potencialmente ser contratado após a conclusão do programa.
Você está pronto para embarcar em uma nova carreira no setor de saúde? Você estará pronto para começar com o Curso de Atendente de farmácia .